BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Baile charme do Viaduto de Madureira

Baile charme do Viaduto de Madureira

Baile charme do Viaduto de Madureira comemora 21 anos no ritmo do sucesso
PEDRO LANDIM (Jornal Odia 19.05.11)
Rio – Por cima os carros passam velozes. Sob o viaduto, não há pressa. A pisada é macia e sensual. Da pista pouco iluminada, se avista um sinal de trânsito e suas cores. Algo como: pare e observe; aguarde, decore os passos; e acelere sem medo de ser feliz. Instituição democrática e pacífica da noite carioca, o baile charme do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, faz 21 anos e comemora também no sábado os 30 anos do ritmo, com festa que homenageia seus protagonistas: os dançarinos e DJs.
“O baile rejuvenesceu, mas manteve o clima antigo de paz e segurança. Sozinho ou acompanhado, ninguém te perturba, e logo você vai se enturmar”, diz o DJ Michell, 30, que aos 13 conheceu as pilastras do viaduto ao som do R&B — o estilo ‘Rhythm and Blues’ em sua forma contemporânea.
Nas fileiras de dançarinos com figurinos inspirados no universo ‘black’, do soul setentista ao hip hop — incluindo o totalmente-à-vontade de um senhor ‘eletrizado’ na pista, de bermuda, camiseta e óculos —, o clima é de videoclipe.
A dança é livre e os grupos se formam em coreografias de diversas influências, tendo muitas vezes um ‘líder’. É o caso de Fabrício Honorato, 19, de Padre Miguel. Com formação de balé clássico, criou seu grupo no viaduto e já dançou em programas como o ‘Esquenta’, na Globo, e o ‘Se Ela Dança Eu Danço’, no SBT.
“O DJ toca lá em cima e sentimos aqui embaixo, a música vai na raiz”, afirma. Do seu lado, Luanda Araújo, 21, diz que nasceu no samba, é passista da Mocidade e, no sábado, se entrega ao charme. “Formamos um grupo para dançar e queremos investir nisso”, conta.
Além de concurso de dança com prêmio de R$ 500, a festa de sábado terá um time de DJs que resume o gênero, com Fernandinho, Michell, Guto, Orlando, Loopy, Corello e outros.
Aos 57 anos, mais de 30 de baile e criador do termo ‘charme’ — intermediário entre os sets lentos e a ‘pancada’ dos bailes —, Corello DJ comenta: “O charme teve resistência do funk para entrar nas comunidades e acabou no gueto. E sempre foi gratuito, o que afastou a profissionalização”.
.
A historia do Baile Charme no Viaduto de Madureira
Publicado em agosto 21, 2010 por Mfrances
Um grupo de amigos fundou um bloco carnavalesco na parte inferior do Viaduto Negrão de Lima em Madureira, despertando a atenção de um produtor de Baile Charme local chamado César Ataíde.
César queria envolver toda a massa do subúrbio em um projeto musical, e após um bom tempo em busca de um lugar perfeito para seu projeto, conseguiu autorização para realizar o Baile Charme na Rua em março de 93, na Praça das Mães. Na época a festa foi comandada pelos DJs Marki New Charm, Lopy, Michel, Cali, exímios frequentadores também do baile charme Vera Cruz, na Abolição.
Inicialmente apoiados por equipamentos emprestados pelo DJ Marlboro, eram camelôs em Madureira vendendo cópias de artigo original a preços populares, e seu lazer era o baile charme Vera Cruz (baile charme do DJ Corello no bairro de Abolição). Impulsionados pela idéia ” temos que ter nosso próprio baile charme “, utilizaram a parte inferior do Viaduto Negrão de Lima para eventos de black music e cobriam os custos do evento com a venda das bebidas, e assim os amigos fundaram o Baile Charme na Rua.
Com a alta do movimento hip-hop no Rio de Janeiro e a identificação deste público com a Black Music em geral, estes passaram a frequentar também os bailes Charme na Rua e o DJ Marki, um dos djs de R&B sensíveis à importância do hip-hop no Rio de Janeiro conheceu o DJ A e o convidou para participar dos bailes Charme na Rua”.
Reconhecido pelo governo do estado como instrumento essencial à cultura, o baile “Charme na Rua” foi rebatizado como Projeto Rio Charme sofreu reformas visando mais conforto e segurança e para sua preservação cobra ingresso aos frequentadores. Atualmente  o hip-hop, o new jack e o R&B têm presença definitiva no repertório e conta com diferentes gerações de amantes da Black Music no Rio de Janeiro.
O baile charme do Viaduto Negrão de Lima em Madureira acontece todos os sábados às 22h. Confira!
Por Baile Charme RJ

0 comentários: